Porque hoje é Sexta-Feira - 24/03/2017

 

Olá!!

Recebi um texto da Vivian que fala sobre comunicação e que quero compartilhar com vocês:

"...enquanto alguns andam no labirinto, outros caminham em linha reta. Eles querem a festa e seus pares só pensam em atingir a meta. Há aqueles que lançam a alma no espaço e outros ficam com os pés na terra. Há os que querem saber a verdade e aqueles que se preocupam em não se machucar. Olhar o infinito ou colocar óculos escuros? Experimentar o futuro ou lamentar-se pelo que não se é? Correr riscos ou se satisfazer com metades? Liberdade ou portas fechadas?

O processo aparentemente simples, está em meio a um paradoxo: os diversos meios de comunicação se expandem (principalmente devido aos avanços tecnológicos) enquanto as pessoas se afastam mais e mais, perdendo a oportunidade de encontrar um ponto comum – um alvo – que permita o realinhamento dos relacionamentos.

Como consequência, estamos diante de um ambiente altamente tecnológico, onde os mais modernos recursos de comunicação estão cada vez mais acessíveis e eficientes, e manuseados por pessoas que não se alinham, levando os empresários e gerente a uma atuação desintegrada, afetando os resultados do negócio.

É para ela que nossos olhares devem se dirigir. Mas não podemos analisá-la somente sob a ótica do conhecimento ou da informação. Estes, podemos acessar livremente.

Ao tratar a comunicação interpessoal, precisamos compreendê-la como um processo que envolve duas palavras-chave: Saber e Querer.

Olhar o infinito ou colocar óculos escuros? Experimentar o futuro ou lamentar-se pelo que não se é? Correr riscos ou se satisfazer com metades? Liberdade ou portas fechadas?

Saber
O saber, aqui caracterizado como aqueles procedimentos, fatos e conceitos apreendidos nas experiências vividas - as informações que recebemos e julgamos corretas no trato cotidiano com o outro.

Estes saberes por vezes tornam-se obsoletos quando não há uma atitude de constante curiosidade e vontade de aprender, de compreender e buscar a comunicação assertiva. Lidar com gente é diferente de lidar com algo inanimado.

O ambiente empresarial é formado por pessoas únicas, com um universo particular e expectativas variadas, onde todos interagem e, geralmente, apontam para alvos diferentes.

"...Há os que querem saber a verdade e aqueles que se preocupam em não se machucar...

...outros querem festa e seus pares só pensam em atingir a meta..."

 O que um profissional deve saber para melhorar seu relacionamento interpessoal?

Como funcionam os grupos em sua dinâmica.

Quais as principais estratégias de comunicação interpessoal assertiva.

Maneiras de decifrar os diversos códigos no seu ambiente, muitas vezes, ocultos e revelados de forma subliminar.

Querer

O querer é o início de qualquer intenção de mudança. Se não houver a vontade pessoal em melhorar a comunicação interpessoal, de nada adianta possuir informações e conhecimentos específicos. O querer está relacionado com os momentos existenciais do profissional.

" ... Há aqueles que lançam a alma no espaço e outros ficam com os pés na terra. Há os que querem saber a verdade e aqueles que se preocupam em não se machucar..."

Como resgatar o sonho, a vontade, o desejo de construir um ambiente qualitativo?

Talvez este seja o ponto crucial nas relações humanas. Ninguém ensina o outro a querer.

A consequência da mudança de atitudes reflete-se no clima de trabalho, na produtividade e amplia a vantagem competitiva daquela empresa que investiu no querer.

O saber e o querer fazem a dobradinha do sucesso.“

Mais uma vez, para mim, uma questão de atitude – saber, querer, fazer – e, de quebra, trazer resultado!!!!!

 

Abraços e até a próxima Sexta-feira

 

STEFI MAERKER

 

voltar para Artigos

left show tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR tsN uppercase b01s bsd|left fwR tsN uppercase bsd b01s show|bnull||image-wrap|news uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase|b01 c05 bsd|login news fwR b01 bsd uppercase|tsN fwR uppercase|fwR b01 bsd normalcase|content-inner||